Como Detective no inicio não tens muito trabalho, mas vai aumentado à medida que sobes na carreia de forma a conseguires perseguir os criminosos e descobrir os crimes. Vais, eventualmente, ter os teus casos e ter a oportunidade de interrogar suspeitos de forma a obteres as suas confissões.
Para começar e receber um caso tens que ir ao computador, só depois vais para a cena do crime para investigar.
Cenas de Crime: Provas e Relatório de Testemunhas
Quando entras numa cena de crime aconselho a fazer pause ao jogo para poderes observar a situação. Por vezes consegues saber que objectos estão envolvidos pela posição do Agente.
Procura objectos sujos ou danificados, assim como coisas que estejam fora do sítio, no chão por exemplo.
Primeiro tira fotografias e guarda o maior número de provas que for possível, depois fala com as testemunhas para obteres o seu depoimento. Também podes falar com Sims que estejam na rua.
Podes saber quem são as testemunhas ao clicar nos Sims. Com o jogo em pausa, procura por outras provas que ainda não tenha recolhido, mesmo que não estejam na lista do objectivo. Essas provas poderão ser utilizadas num futuro caso.
Quanto mais provas tiveres, menor é a possibilidade de prenderes um inocente que tem algumas semelhanças com o culpado.
No canto superior esquerdo tens uma lista que indica, por exemplo, quantas provas é necessário recolher.
Quando estiver completa podes voltar à Delegacia.
De volta à Delegacia
Aqui vais poder analisar as provas que colectaste da Cena do Crime para começares a procurar o suspeito.
Para isso vais usar o Analisador Químico e o computador para avaliar as provas encontradas.
No inicio apenas poderás arquivas as provas, depois de analisadas, através do computador para um detective sênior tratar da situação a partir daí.
Só depois é que vais poder ter os teus casos.
Quando isso acontecer vais poder usar o quadro para adicionar as provas e, quando puderes, adiciona também a informação à base da dados. Observas as evidências no Mapa do Crime por vezes permite obter uma provas nova. Depois de usar esta interacção, vais ter que esperar algumas horas até poderes usá-la novamente.
Mas vale sempre a pena porque através desta interacção descobres traços ou características físicas do suspeito.
Na Delegacia podes também registar Boletins de Ocorrência de civis, revistar reclusos bem como tirar o seu retrato e impressão digital.
Existe um ginásio onde o Sim se pode exercitar e computadores para melhorar o conhecimento.
Encontrar o Suspeito
Fala com os Sims que pensas ser o suspeito, baseado na descrição do teu notebook. O suspeito vai estar garantidamente nesse lot. Usa a interacção Conhecer para descobrires os traços desse Sim. Podes também utilizar a Conversa Profunda para descobrir os interesses e mais traços, quando achares que o Sim é o teu suspeito. O Sim suspeito vai ter sempre vestido a roupa que foi descrita nas provas.
Continua a falar de forma amigável com o suspeito para poderes descobrires mais traços que coincidam com as provas do teu notebook. Não detenhas o Sim apenas por ter 1 traço igual, o ideal é ter a certeza que tudo bate certo. Se detiveres o Sim errado vais perder muito tempo.
Quando tiveres a certeza, podes levar o suspeito para a esquadra.
Nota: Não esquecer que se procuras por um suspeito Adulto, um Jovem Adulto com traços iguais não é o teu suspeito.
Fazer uma Detenção
Quando tiveres provas suficientes para procurar o suspeito, vais poder emitir um alerta de suspeito através do Mapa do Crime. O Sim é depois enviado para a área com foi visto alguém que coincide com a descrição do alerta. No local vais ter a oportunidade de perguntar a outros Sims se podem indicar o local onde se encontra.
Para recordares a descrição podes ir ao telemóvel, na área do caderno, para rever a descrição.
Interrogações
Quando levares o suspeito para a esquadra vais ter que o interrogar. As interrogações acontecem numa sala indicada para o efeito, lá tens um dialogo especial com o Sim suspeito. Podes escolher ser o polícia Bom ou Mau, ou simplesmente mostrar as provas.
Existe uma barra, durante a interrogação, que mostra o quão perto o suspeito está de confessar o crime. Utilizar o polícia Bom ou Mau vai desbloquear uma interacção especial quando o Sim está concentrado. Estando concentrado o polícia Bom vai poder 'Fingir ser amigo' e o polícia Mau vai poder fazer uma pergunta manhosa.
Podes também tirar proveito do estado de espírito do suspeito, ou do seu humor. Se o suspeito estiver preocupado, podes descrever-lhe os horrores da prisão. Se estiver amigável, podes usar o polícia Bom para levá-los a confessar. Quando a barra da confissão estiver a meio podes misturar as provas, mas não faças bluff pois pode baixar a barra.
Quando a barra estiver cheia podes ter a confissão. Depois disso, independentemente dos teus objectivos, fecha o Sim suspeito numa cela para poderes fechar o caso.
Patrulha
Além das tarefas no escritório, o Sim também em tarefas pode fazer patrulhas para ganhar uma promoção mais depressa.
Embora o ideal seja trabalhar em resolver casos, uma vez que é isto que no fim vai determinar a promoção do Sim na carreira como Detective.
Na patrulha o Sim pode conhecer a comunidade e ajudar a resolver situações que surjam por exemplo, se vires alguém a brigar ou a deitar lixo ao chão podes emitir uma intimação para garantir que segue a Lei.